Secretaria Municipal de Educação realiza a exposição “Circuito de Museus – 5 anos”

0 Comentários

30/11/2015 às 13:50

A exposição comemorativa dos 5 anos do Projeto Circuito de Museus acontecerá no Museu de Artes e Ofícios, no período de 1/12 a 6/12 e  apresentará os trabalhos produzidos pelas escolas que participaram do Projeto em 2015.

O Projeto Circuito de Museus é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, coordenado pela Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania e tem como objetivo promover a visitação dos estudantes aos espaços museológicos, investindo na formação de público apto à fruição e  interpretação de bens culturais.

Em desenvolvimento desde 2011, o Circuito de Museus atende em média 8.000 estudantes por ano e se organiza em sete percursos temáticos – História de Mulheres, Território Negro, Artístico, Arquitetônico da Pampulha, Galerias, Ciências e Tecnologia e Histórico. O Projeto conta com a parceria de 19 espaços culturais da cidade, que assumem o compromisso de contribuir com a formação integral dos estudantes.

Cada estudante participante do Circuito de Museus tem a oportunidade de percorrer três espaços culturais, agrupados em unidades temáticas, vivenciando um movimento amplo de educação capaz de gerar  aprendizagens cognitivas, sociais e sensíveis.

Os trabalhos expostos constituem uma mostra das diversas possibilidades de abordagens,  interpretações e vivências provocadas pelas visitas aos espaços museológicos.

Ao completar 5 anos, o Circuito de Museus encontra-se consolidado e sua proposta é referendada pelos estudantes, professores e parceiros. Em julho desse ano, o Projeto foi um dos finalistas do 28º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, um dos maiores prêmios nacionais ligados ao Patrimônio Cultural.  Esse reconhecimento fortalece a metodologia proposta pelo Projeto e reforça a importância do investimento em ações que promovam a apropriação, o respeito e a valorização do Patrimônio. Nessa perspectiva, o Projeto Circuito de Museus vem reafirmando a ideia contida em sua própria denominação: fazer circular ideias, conhecimentos e sensibilidades por meio da visita a espaços museais, pontos propulsores de cultura.

Espaços Culturais parceiros:

  • Circuito História de Mulheres – Museu de Artes e Ofícios, Memorial Minas Gerais – Vale, Centro de Arte Popular – CEMIG.
  • Circuito Território Negro – Memorial Minas Gerais – Vale, Museu de Artes e Ofícios, Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão
  • Circuito Artes plásticas – Museu Mineiro, Centro de Arte Popular – CEMIG, Museu Inimá de Paula, Câmera Sete.
  • Circuito Arquitetônico da Pampulha – Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Casa Kubitschek, Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão
  • Circuito Galerias – SESC Palladium, Palácio das Artes, Centro Cultural Banco do Brasil
  • Circuito Histórico – Arquivo Público da Cidade, Museu Histórico Abílio Barreto, Memorial Minas Gerais – Vale
  • Circuito Ciências e Tecnologia – Museu das Minas e do Metal – MMGerdau, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu de Ciências Naturais PUC Minas, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Evento de abertura:

Dia: 01 de dezembro

Horário: 9h

Local: Museu de Artes e Ofícios

Apresentação do Coral da Escola Municipal São Rafael

Horário de funcionamento da exposição:

01 a 06 de dezembro

3ª a 6ª, de 12h às 19h

Sabádo e domingo, de 11h as 17h

 

Escolas participantes da exposição:

 

E.M. Acadêmico Vivaldi

E.M. Ana Alves Teixeira

E.M. Anne Frank

E.M. Helena Antipoff

E.M. Maria de Resende Costa

E.M. Magalhães Drummond

E.M. Pedro Guerra

E.M. Hélio Pellegrino

E.M. Marlene Pereira Rancante

E.M. Salgado Filho

E.M. Dulce Maria Homem

E.M. Vinícius de Moraes

E.M. Santa Terezinha

E.M. Senador Levindo Coelho

E.M. Presidente Itamar Franco

E.M. Oswaldo Pieruccetti

E.M. Professor Mário Werneck

E.M. Paulo Mendes Campos

E.M. Francisco Magalhães  – UMEI Juliana

E.M. Profª. Consuelita Cândida – UMEI Ouro Minas

E.M. Magalhães Drumond – UMEI Silva Lobo

E.M. Rui da Costa Val – UMEI Curumins