Projeto recebe poeta Ricardo Aleixo

0 Comentários

15/09/2014 às 14:49

O projeto Ofício da Palavra recebe, em sua 68ª edição, o poeta mineiro Ricardo Aleixo. Apontado com um dos mais interessantes autores de sua geração, com visão crítica da realidade, Aleixo faz poesia social, mordaz, seca e irônica. Conhecido agitador cultural, Ricardo atua em diversas plataformas, levando a poesia à integração com outras formas de arte como o teatro, a música e a dança. Entre seus livros mais recentes estão Modelos vivos, finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom em 2011, e Mundo palavreado. Na ocasião, Ricardo Aleixo debate e recita sua obra.  O encontro tem a mediação do curador do projeto, o jornalista José Eduardo Gonçalves.

 

O Ofício da Palavra com Ricardo Aleixo é no dia 23 de setembro, terça-feira, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios. A entrada é franca.

 

 

Ricardo José Aleixo de Brito é poeta, performer, músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Autodidata, atua em diversas áreas, sobretudo nas poéticas experimentais com a voz. Fez sua estréia na poesia em 1992, com o livro Festim. Em Belo Horizonte, foi curador do Festival de Arte Negra – FAN, e coordena projetos como 30 Anos da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, Tricentenário de Zumbi e a Bienal Internacional de Poesia. Fez curadoria de diversas exposições, como Sebastião Nunes: 30 Anos de Guerrilha Cultural e Estética de Provocação. Com Adyr Assumpção (1958) monta vários espetáculos multimeios como Jogo de Guerra – Malês, em 1990, Desconcerto Grosso – Poemas de Gregório de Matos, em 1996, e Canudos, Sertão da Bahia, 1897, em 1997. Editou a revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro, pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Publicou oito livros, entre os quais Modelos vivos (2010 — finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom em 2001) e Mundo palavreado (2013). Nasceu em Belo Horizonte (MG), onde vive.

 

O projeto Ofício da Palavra tem o patrocínio da Petrobras e para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, Itaú e Cemig e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

Ofício da Palavra com Ricardo Aleixo

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação

Data: 23 de setembro, terça-feira, 19h30

Entrada franca

 

Assessoria de imprensa e comunicação

Conceito Comunicação Estratégica

Rômulo Medeiros

(31) 3225-1888

conceito@conceitocomunicacao.com.br

Rua Alagoas, 1314, sala 408 – Savassi – BH