Projeto literário lança coletânea de entrevistas com a presença de Maria Esther Maciel

0 Comentários

20/08/2014 às 18:28

Desde novembro de 2006, o Museu de Artes e Ofícios promove mensalmente o projeto Ofício da Palavra, um encontro aberto e gratuito entre escritores e seu público. Agora, alguns dos melhores encontros foram editados e estão reunidos no livro “Ofício da Palavra”, organizado pelo jornalista José Eduardo Gonçalves, curador do projeto. Autora incluída na coletânea, Maria Esther Maciel é a convidada para uma conversa com o público e o organizador do livro.

 

O livro Ofício da Palavra será lançado no dia 21 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios. A entrada é franca.

 

A obra traz 11 autores que palestraram durante o projeto, escolhidos após uma seleção a partir de critérios como a qualidade do depoimento, a diversidade de pensamento, as representações geracionais, a variedade de gêneros. Neste livro estão contistas, romancistas, poetas e ensaístas: Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Ferreira Gullar, Cristovão Tezza, Bernardo Carvalho, Silviano Santiago, Ignácio de Loyola Brandão, Daniel Galera, Maria Esther Maciel, Carola Saavedra e Gonçalo M. Tavares promovem um diálogo de reflexão e de crítica, desnudando idéias e opiniões sobre o processo de criação literária.

 

Os depoimentos foram editados especialmente para esta publicação, em ordem cronológica de apresentação, sendo uma imersão profunda no universo dos que vivem do ofício da escrita. Dos métodos de trabalho ao reconhecimento de influências, dos detalhes que envolvem a tessitura de um livro à relação com a crítica e os leitores. Em seu conjunto, trata-se de um retrato raro e emocionante da literatura produzida hoje em nossa língua, na voz direta de seus protagonistas.

 

“Há o autor que vê o escritor como um ser solitário, recolhido em seu silêncio cheio de vozes, imerso em suas fantasias”, explica José Eduardo Gonçalves. “Outro, por sua vez, acredita que o escritor nunca está sozinho, tantos são os personagens que o habitam durante o processo de gestação de uma obra”, completa. Para Gonçalves, esta obra é um convite à leitura de tantos outros livros, de muitos e inimagináveis outros livros. “É um brado a favor da importância da palavra nos dias inquietos de então. Afinal, não há salvação na literatura, mas sem ela é muito mais difícil viver.”

 

José Eduardo Gonçalves é jornalista, editor e escritor. Tem dois livros publicados: Cartas do Paraíso (contos, Mazza, 1998) e Vertigem (romance, Record, 2003). Desenvolve projetos editoriais, como a coleção BH. A Cidade de Cada Um, com 25 títulos já publicados. É curador também do FELIT – Festival de Literatura de São João del-Rei.

 

Maria Esther Maciel (Patos de Minas, MG, 1963). Poeta, ficcionista e ensaísta. É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG e doutora em Literatura Comparada pela mesma instituição, com pós-doutorado em Cinema pela Universidade de Londres. É professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UFMG. Entre suas principais obras de ficção estão O livro de Zenóbia (2004) e O livro dos nomes (2008). Como ensaísta, destacam-se os títulos A memória das coisas (2004), O animal escrito (2010) e As ironias da ordem (2010). Na poesia, tem publicados os livros Dos haveres do corpo (1985) e Triz (1999). Vive em Belo Horizonte.

 

O projeto Ofício da Palavra tem o patrocínio da Petrobras e para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, Itaú e Cemig/Governo de Minas e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Ofício da Palavra

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação

Data: 21 de agosto, quinta-feira, 19h30

Entrada franca

 

Assessoria de imprensa e comunicação

Conceito Comunicação Estratégica

Rômulo Medeiros

(31) 3225-1888

conceito@conceitocomunicacao.com.br

Rua Alagoas, 1314, sala 408 – Savassi – BH