Ofício da Palavra – Noemi Jaffe lança “Írisz: as orquídeas”

0 Comentários

22/05/2015 às 15:46

 

O Ofício da Palavra recebe, em sua 73ª edição, a escritora paulista Noemi Jaffe. Também doutora em Literatura Brasileira e crítica literária, a autora  vem a Belo Horizonte para lançar o seu mais recente livro “Írisz: as orquídeas” e também para debater com o público sobre o ofício da escrita. O encontro tem a mediação do curador do projeto e jornalista José Eduardo Gonçalves.

O Ofício da Palavra com Noemi Jaffe ocorre no dia 2 de junho, terça-feira, às 19h30, no Museu de Artes e Ofício, com entrada gratuita.

Em “Írisz: as orquídeas”, com o trabalho meticuloso da palavra que lhe é característico, Noemi Jaffe oferece uma trama rica e envolvente, que investiga os limites da ideologia e as agruras do amor. No livro, com a entrada da União Soviética na Hungria, em 1956, a personagem Írisz foge de Budapeste, deixando para trás a mãe doente e um passado cheio de lacunas. Quando chega a São Paulo para estudar as orquídeas, essa mulher singular e indecifrável logo encanta Martim, diretor do Jardim Botânico.  Agora que Írisz desapareceu, ele terá de preencher seu vazio com os relatórios nada ortodoxos deixados por ela, que transitam entre as particularidades da língua húngara, a crise da utopia comunista, memórias pessoais e algumas observações – bastante inusitadas – sobre as orquídeas.

Noemi Jaffe é escritora, doutora em literatura brasileira e crítica literária. Escreveu “O que os cegos estão sonhando?” (Ed. 34) e “A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras), entre outros. Ministra aulas de escrita criativa na Casa do Saber e é crítica literária da Folha de S.Paulo. Possui o blog: www.nadaestaacontecendo.blogspot.com

MAO

O Ofício da Palavra é patrocinado pela Gerdau e para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, Itaú e Cemig/Governo de Minas, CCR e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, Mascarenhas Barbosa e Roscoe, CBTU e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e conta com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Ofício da Palavra com Noemi Jaffe

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação

Data: 02 de junho, terça-feira, 19h30 – Entrada gratuita