O Museu de Artes e Ofícios – MAO – recebe a mostra coletiva “Escassez| Desperdício”, promovida pelo “Prêmio Syngenta de Fotografia”. A exposição é fruto da segunda edição da premiação internacional promovida pela Syngenta, que busca por meio da fotografia estimular o diálogo e promover a conscientização sobre desafios globais de alimentar e prover energia a um mundo em crescimento, mas com recursos limitados. Realizada originalmente em Londres, na Somerset House, a exibição já esteve em São Paulo, e fica em cartaz de 5 a 23 de agosto em Belo Horizonte, seguindo depois para o Rio de Janeiro.
O fotógrafo alemão Benedikt Partenheimer é o vencedor na categoria Competição Aberta com a série “Shiziazhuang, AQI 360”. Trata-se de um retrato panorâmico de uma linha do horizonte extremamente poluída e quase irreconhecível da cidade de Shiziazhuang, na China. O segundo e o terceiro prêmios da Competição Aberta foram concedidos a Camille Michel (França) e Stefano De Luigi (Itália), que também têm suas séries expostas. Stefano estará em Belo Horizonte no dia 11 de agosto para palestra aberta ao público, sob a mediação de Iatã Cannabrava, renomado fotógrafo e também jurado desta edição do “Prêmio Syngenta de Fotografia”.
As demais obras estarão divididas em quatro salas temáticas: “Planeta sob Pressão”, “Nossa Pegada”, “Desperdício de Alimentos” e “Moldando Nosso Futuro”. Os dois primeiros ambientes ilustram os impactos provocados por fatores como o aumento da população e a crescente demanda por recursos. Já o terceiro, contrasta com os anteriores, ao expor a oferta e a má distribuição de alimentos em algumas regiões do mundo. Por fim, a última sala exibe situações que mostram que é possível solucionar esses problemas para gerações futuras.
Sobre o Prêmio Syngenta de Fotografia 2015
Mais de dois mil fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo participaram da competição promovida pela Syngenta, que visa estimular o diálogo e melhorar a conscientização sobre os desafios globais de alimentar e prover energia a um mundo em crescimento, por meio da fotografia. Para a Competição Profissional, os fotógrafos apresentaram uma série de 5 a 10 imagens sobre o tema “Escassez | Desperdício”.
A Competição Aberta foi destinada a fotógrafos maiores de 18 anos, amadores, profissionais ou estudantes. Eles apresentaram entre 1 e 3 imagens explorando o mesmo tema.
Membros do júri
William A. Ewing, presidente do júri, é curador, autor fotográfico, diretor de Projetos Curatoriais na Thames & Hudson Publishing (Canadá); Iatã Cannabrava, fotógrafo (Brasil); Stephen Dunbar-Johnson, presidente international do The New York Times (Reino Unido); Ekaterina Inozemtseva, curadora-chefe do Museu de Arte Multimídia (Rússia); Karen Irvine, curadora e diretora associada, Museu da Fotografia Contemporânea do Columbia College de Chicago (Estados Unidos); Marcus Lyon, fotógrafo (Reino Unido); Michael Mack, diretor-geral, Syngenta (Basiléia, Suíça); e Liu Heung Shing, fotógrafo e editor de fotografia (China).
Artistas vencedores em 2015
Competição Profissional
Mustafah Abdulaziz (nascido em 1986, em Nova Iorque) é um fotógrafo documental residente em Berlim, Alemanha. Seu projeto em curso, “Água”, recebeu apoios das Nações Unidas, da WaterAid e da VSCO, entre outros, sendo analisado pela Phaidon, Monopol e publicado em Der Spiegel, The New Yorker, Telegraph Magazine e The Guardian. Em 2010, trabalhou como primeiro fotógrafo contratado para o The Wall Street Journal e em 2012 foi nomeado um dos 30 Fotógrafos Emergentes a Observar pelo PDN. Entre seus clientes, destacam-se TIME, Newsweek, Le Monde, The New York Times, Monocle e NPR. Suas gravuras são representadas por Milk Gallery, em Nova Iorque, e seu arquivo pela Agência Ostkreuz, na Alemanha. Abdulaziz é um membro do coletivo de fotografia MJR.
Competição Aberta
Benedikt Partenheimer (nascido em 1977, em Munique, Alemanha) vive e trabalha em Berlim. Desde 2003, suas realizações têm sido apresentadas em inúmeras exposições individuais e coletivas internacionais. Em 2009, seu trabalho foi reconhecido na Bienal de Fotografia Hearst 8×10, em Nova Iorque, e durante o mesmo ano foi o ganhador do Prêmio de Arte de Literatura e Fotografia em Potsdam, na Alemanha. Em 2010, foi nomeado para os Lead Awards e expôs na Haus der Photografie, Deichtorhallen, em Hamburgo, Alemanha. Em 2012, foi escolhido como artista residente para o programa Art Scope da Daimler Foundation, em Tóquio. Obras de Partenheimer fazem parte de muitas coleções de particulares e de empresas, incluindo a Daimler Art Collection, de Berlim e a Lepsien Art Foundation, de Düsseldorf, Alemanha.
Serviço: Exposição: “Escassez |Desperdício”, do Prêmio Syngenta de Fotografia.
Local: Museu de Artes e Ofícios
Praça da Estação, 600 – Centro- Belo Horizonte – MG
Entrada Gratuita.
Horário: