Museu de Artes e Ofícios apresenta o 1º Colóquio Internacional “Gesto Profissional”, que integra a Cátedra da UNESCO: Formação e Práticas Profissionais

0 Comentários

13/03/2015 às 15:07

O Museu de Artes e Ofícios e a Fundação Municipal de Cultura apresentam o 1º Colóquio Internacional O Gesto Profissional, um projeto da Cátedra UNESCO Formação e Práticas Profissionais, sob a direção do Conservatoire National des Arts et Métiers CNAM – Paris, com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Educação do CEFET-MG e da UFMG. O evento, primeira ação internacional da Cátedra, é apresentado no Brasil pelo projeto Ampliando Horizontes, desenvolvido pelo MAO desde 2008. As atividades ocorrem nos dias 27 e 28 de abril, segunda e terça-feira, no museu localizado na Praça da Estação, 600, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, limitada a 120 pessoas.

Programação

27 de abril, segunda-feira

às 19h – palestra de abertura com Secretário de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo.

 

28 de abril, terça-feira

9h00 à 9h30: Apresentação da Cátedra Unesco do Cnam “Formação e práticas profissionais”  por Jean-Marie BARBIER, Professor e Diretor da Cátedra UNESCO do CNAM/Paris (filme de 15’) com Claude COHEN, encarregada da condução operacional da Cátedra UNESCO e Antônio TOMASI professor do CEFET-MG “Porque criar uma Cátedra  UNESCO no CNAM? As questões relativas à formação profissional no ensino superior.”

9h30-10h00: Apresentação por Yves WINKIN, Diretor do Museu Nacional das Artes e Ofícios de Paris e Diretor da cultura  científica e técnica no CNAM (em tele conferência à partir do CNAM em Paris, sala 17.1.20) “O Museu das Artes e Ofícios – 220 anos após a sua criação: entre tradição e conservação dos objetos e modernidade: as abordagens da gestualidade e do gesto profissional.”

10h15 às 11h:30  Conferência: “Os Gestos Profissionais” com Mme. Anne JORRO, diretora do Centre de Recherche et Formation – CRF      (Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM/Paris)

11h:30 às 12h – Debate

14h às 15h30- Painel: “O Gesto Profissional no contexto de Formação e Práticas Profissionais” com os seguintes convidados: Dudude Hermann – Bailarina e coreógrafa, Ana Maria Macedo – professora e José Alberto Nemer- artista plástico.

15h:30  às 16h – Reflexões com Mme. Anne JORRO

16h –  Encerramento

Transmissão via SKYPE : Clique aqui: http://www.sinaldevideo.com.br/treicom.html

Cátedra UNESCO – Formação e Práticas Profissionais, no Brasil

O Museu de Artes e Ofícios – MAO, o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-MG e a Faculdade de Educação da UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG foram instituições brasileiras convidadas pelo CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers – de Paris para integrar um conjunto de instituições parceiras do projeto da Cátedra UNESCO denominada “Formation et Pratiques Professionnelles (Formação e Práticas Profissionais)”, com duração prevista de quatro anos prorrogáveis e tendo à sua frente o professor Jean-Marie BARBIER. As instituições parceiras estão distribuídas em 43 países.

O Gesto Profissional, temática trabalhada na atualidade pela academia, é um dos mais importantes elementos que contribuíram para o conceito gerador do Museu de Artes e Ofícios, cujo acervo expressa com muita riqueza o gesto do trabalhador, escondido por trás de ferramentas, aventais e outros apetrechos, além de também estar presente no produto do seu trabalho. Neste sentido, o MAO foi identificado pelos organizadores dessa Cátedra como o lugar mais indicado ou a referência mais importante para o desenvolvimento deste Colóquio.

A UNESCOOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é uma organização que tem o propósito de contribuir para paz mundial e para o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural dos povos, com justiça e respeito aos direitos humanos. Para atingir seus objetivos desenvolve atividades em parceria com Instituições de vários países. Dentre esses programas se destacam os relacionados à educação, com várias Cátedras em funcionamento em todo mundo.

Cátedra – O que é uma Cátedra ou o que ela faz? A Cátedra, cuja sede se instala no país e na Instituição proponente promove, organiza, articula e divulga atividades desenvolvidas nas várias instituições parceiras espalhadas em todo mundo. Em outras palavras, ela é uma rede das redes.

Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM de Paris, França, é uma dessas Instituições parceiras.  Criado pela revolução francesa e com ampla experiência na formação de adultos, o CNAM contou com o apoio de instituições de 43 países, ligadas ao ensino superior, à pesquisa e à cultura e aprovou em 22 de abril de 2014 o projeto de uma Cátedra UNESCO denominada “Formation et Pratiques Professionnelles”, com duração prevista de quatro anos prorrogáveis e tendo à sua frente o professor Jean-Marie BARBIER.

O Museu de Artes e Ofícios – MAO e o Musée des Arts et Métiers do CNAM, são os dois únicos museus participantes da Cátedra e com o apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação Tecnológica da Fae-UFMG e do CEFET-MG, e do próprio CNAM, assumiram a tarefa de promover atividadesde pesquisas, colóquios, seminários e atividades congêneres à temática Gesto Profissional. O termo “Gesto Profissional” trabalhado na atualidade pela academia, é um dos mais importantes elementos que contribuíram para o conceito do Museu de Artes e Ofícios – MAO, cujo acervo expressa com muita riqueza o gesto do trabalhador escondido por trás de ferramentas, aventais e outros apetrechos, também presente no produto do seu trabalho.

O que é Gesto Profissional? Diferentemente do que se poderia pensar num primeiro momento, o Gesto Profissional não é uma ação reflexa, uma ação maquinal, mas uma ação, antes de tudo, carregada de sentido e de subjetividade à espera de ser interpretada pelo expectador sensível e a ela atenta. Ele não pode ser confundido com o movimento, que por ventura o acompanha, mas deve-se buscar nele o desejo de agir, a reflexão e os saberes contidos na ação, bem como esses saberes são mobilizados no contexto profissional.

Ampliando Horizontes

 

Promovido desde 2008, o “Ampliando Horizontes” faz parte das ações do programa “Trilhas e Trilhos”, realizado pelo Setor Educativo do MAO. Esta ação, oferecida pelo Museu, propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu, patrimônio, universo do trabalho, cultura entre outros. Este projeto é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente 1h20, sendo 40 minutos de palestra, seguidos por debate com os presentes. O intuito é estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais serão convidados para realizar esta tarefa.

MAO

Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, Itaú e Cemig/Governo de Minas, CCR e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, Mascarenhas Barbosa e Roscoe, CBTU e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e conta com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço

Ampliando Horizontes – “1º Colóquio InternacionalO Gesto Profissional– Cátedra Unesco – Formação e Práticas Profissionais

Dias: 27 e 28 de abril segunda e terça-feira – Horários: conforme programação

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação, 600 – Entrada Gratuita

Informações: 31 32488614

 

 

Serviço MAO:

Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, 600, Centro, Belo Horizonte)

Horários de Visitação:

Terça e sexta-feira, de 12h às 19h

Quarta-feira e quinta-feira, de 12h às 21hs – sendo de 17h às 21h, com entrada gratuita

Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita

Valor da entrada: R$ 5,00, com meia entrada conforme a Lei.

Professores e estudantes tem entrada gratuita.