O Museu de Artes e Ofícios, por meio do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), abre as atividades da sexta turma do Curso de Qualificação de Jovens em Conservação, parte do Programa Valor Social, com a aula magna ministrada pelo Coordenador Geral das Promotorias Estaduais de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Estado de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda. Nesta edição, mais 30 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 21 anos, residentes em Belo Horizonte e Nova Lima, participarão das atividades até o mês de novembro de 2014.
A aula inicial ocorre no dia 23 de abril, quarta-feira, às 10h, no Museu de Artes e Ofícios.
Nesta data, o palestrante abordará o tema “Educação Patrimonial”, utilizando imagens que remetem a uma profunda reflexão sobre o quê valorizamos. O objetivo é que os alunos percebam, paulatinamente, que respeitamos aquilo que conhecemos, compreendendo a importância de conhecer mais sobre a nossa história e sobre nós mesmos. O encontro será contextualizado com a história da Praça da Estação, local no qual o Museu de Artes e Ofícios está inserido e onde são desenvolvidas as atividades do curso de Qualificação destes jovens. Os vínculos com relação ao espaço e ao tema da preservação serão assim estabelecidos e a reflexão aprofundada com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Promotoria por ele representada.
O curso tem duração de seis meses, com aulas de segunda a quinta-feira. Os 30 jovens selecionados serão divididos em duas turmas de 15 alunos, em dois turnos, manhã e tarde. Todos receberão alimentação, transporte, material do curso, bolsa auxílio de R$ 250,00 mensais, visitas técnicas às cidades históricas, espaços culturais e prédios históricos. As aulas do curso acorrem no Laboratório de Conservação do Museu de Artes e Ofícios, na região central de Belo Horizonte.
O Programa Valor Social busca associar cidadania, arte, cultura e preservação do patrimônio, visando a promoção do desenvolvimento humano e criação de oportunidades para inserção de jovens no mundo do trabalho. Desde a abertura do programa, em 2008, 150 jovens foram qualificados. Atualmente, mais de 85% dos ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho. “O objetivo é oferecer a talentosos adolescentes em situação de vulnerabilidade social uma opção de formação profissional. E, ao mesmo tempo, suprir a demanda de uma mão de obra especializada para a qual existe grande demanda em Minas Gerais, estado com um dos mais importantes e valiosos patrimônios culturais do país”, destaca Angela Gutierrez, idealizadora do programa e presidente do ICFG – Instituto Cultural Flávio Gutierrez.
Para alcançar efetivamente os objetivos propostos, o programa Valor Social é patrocinado pela Gerdau e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte – Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, da Prefeitura de Nova Lima – Programa Vida Nova, e com a parceria da Fundação Dom Cabral.
MAO
Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio do Itaú e Cemig/Governo de Minas e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU, CCR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Aula Inaugural Valor Social 2014 – com o Coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda.
Dia 23 de abril, quarta-feira, às 10h, no Museu de Artes e Ofícios
Entrada Gratuita
Serviço MAO:
Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte)
Horários de Visitação:
Terça e sexta-feira, de 12h às 19h
Quarta-feira e quinta-feira, de 12h às 21hs – sendo de 17h às 21h, com entrada gratuita
Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita
Valor da entrada: R$ 5,00, com meia entrada conforme a Lei.
Professores e estudantes tem entrada gratuita.
Assessoria de imprensa Museu de Artes e Ofícios
Jozane Faleiro – (31) 3261.1501 / 9204.1837