MAO forma sétima turma do Programa Valor Social

0 Comentários

05/11/2015 às 13:20

O Museu de Artes e Ofícios (MAO), por meio do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), realiza a formatura da sétima turma do Programa Valor Social, que nesta edição disponibiliza para o mercado de trabalho na área de conservação e restauração, 30 jovens com idade de 17 e 21 anos. O evento ocorre no dia 08 de novembro de 2015, às 11h, domingo na sede do MAO, na Praça da Estação e conta com apresentação do Coral Canto Crescente.

 

Foram cinco meses de aula, com turmas de 15 alunos, divididos em dois turnos  – manhã e tarde. Dentro do escopo de aprendizagem,  estão as aulas de conservação de acervo em papel, para as quais são dedicadas mais de 50 horas/aula. Os objetivos são  introduzir as noções de conservação preventiva e curativa no papel.  Os alunos são informados dos cuidados básicos que podem aumentar a vida útil do papel, conhecem os materiais adequados para realizar pequenos procedimentos  e  executam intervenções pontuais no suporte de papel através dos processos de higienização (limpeza mecânica) , conservação curativa ( pequenos reparos),  e o acondicionamento ( confecção de caixas). Nessas aulas também constam a oficina de papel marmorizado, na qual  é ensinada a técnica de decoração de papéis, muito usada na encadernação de livros antigos. E também a oficina de confecção de agendas, com o objetivo de ensinar a técnica de encadernação manual de livros. Nesta reta final do curso, as aulas de conservação de acervo em papel ocorrem nos dias 27, 28 e 29 de outubro e dia 03 de novembro.

 

Valor Social

O Programa Valor Social busca associar cidadania, arte, cultura e preservação do patrimônio, visando a promoção do desenvolvimento humano e criação de oportunidades para inserção de jovens no mundo do trabalho. Desde a abertura do programa, em 2008, 180 jovens foram qualificados. Atualmente, mais de 80% dos ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho. “O objetivo é oferecer a talentosos adolescentes em situação de vulnerabilidade social uma opção de formação profissional. E, ao mesmo tempo, suprir a demanda de uma mão de obra especializada para a qual existe grande demanda em Minas Gerais, estado com um dos mais importantes e valiosos patrimônios culturais do país”, destaca Angela Gutierrez, idealizadora do programa e presidente do ICFG – Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Para alcançar efetivamente os objetivos propostos, o programa Valor Social é patrocinado pela Gerdau e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte – Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Emprego, da Prefeitura de Nova Lima – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e com a parceria da Fundação Dom Cabral.

MAO

Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, do Itaú e Cemig e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU, Marcarenhas Barbosa e Roscoe, CCR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Formatura Valor Social 2015

Dia 08  de novembro, domingo, às 11h, no Museu de Artes e Ofícios

Entrada Gratuita

 

Serviço MAO:

Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte)

Horários de Visitação:

Terça e sexta-feira, de 12h às 19h

Quarta-feira e quinta-feira, de 12h às 21hs – sendo de 17h às 21h, com entrada gratuita

Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita

Valor da entrada: R$ 5,00, com meia entrada conforme a Lei.

Professores e estudantes tem entrada gratuita.

 

Assessoria de imprensa Museu de Artes e Ofícios