MAO abre programação do Ampliando Horizontes

0 Comentários

17/03/2014 às 17:52

O Museu de Artes e Ofícios recebe, na edição de abertura das atividades do ano de 2014, do projeto Ampliando Horizontes, o professor, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco. No encontro, um debate sobre o tema “Educação integral em comunidades de aprendizagem”. O evento ocorre no dia 27 de março, quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita, no MAO, localizado na Praça da Estação.

Em torno do tema, estará em discussão uma escola que contribua para a formação social, considerando objetivos mais amplos de educação e reflexão. Pensar o âmbito escolar como um lugar de transgressão consciente.

De acordo com o professor, só podemos falar de projeto quando todos os envolvidos são efetivamente participantes, se conhecem entre si e se reconhecerem em objetivos comuns. “Como enfatizam alguns psicólogos de há um século, o desenvolvimento humano ocorre em meio a uma rede de relações sociais, marcadas por um contexto sociocultural específico, é sempre um ato de relação. O aprendente aprende quando tem um projeto de vida. De vida com os outros”, reflete José Pacheco.

José Pacheco é Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em leitura e escrita, coordenou desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua aposentadoria. Está, desde abril de 2011, a colaborar diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação.

Ampliando Horizontes

Promovido desde 2008, o “Ampliando Horizontes” faz parte das ações do programa “Trilhas e Trilhos”, realizado pelo Setor Educativo do MAO. Esta ação, oferecida pelo Museu, propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu, patrimônio, universo do trabalho, cultura entre outros. Este projeto é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente 1h20, sendo 40 minutos de palestra, seguidos por debate com os presentes. O intuito é estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais serão convidados para realizar esta tarefa.

MAO

Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, do Itaú e Cemig/Governo de Minas e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU, CCR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Ampliando Horizontes com José Pacheco

Data/Hora: 27 de março de 2014, quinta-feira, às 19h30

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação, s/nº – Entrada Gratuita

 

Serviço MAO:

Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte)

Horários de Visitação:

Terça e sexta-feira, de 12h às 19h

Quarta-feira e quinta-feira, de 12h às 21hs – sendo de 17h às 21h, com entrada gratuita

Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita

Valor da entrada: R$ 5,00, com meia entrada conforme a Lei.

Professores e estudantes tem entrada gratuita.

 

Assessoria de imprensa

Jozane Faleiro – jozane@ab.inf.br / (31) 9204.6367 / 3261.1501