Lançamento do livro O Craque – Peninha Edições

0 Comentários

20/03/2014 às 17:23

O escritor e ator José Roberto Pereira irá lançar seu terceiro livro direcionado ao público infantojuvenil titulado “O Craque”, em que na capa se aplica as letras C e K vermelhas na ilustração de Túlio Oliveira, com demais ilustrações de Rogério Soud, pela Penninha Edições. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 24/03, às 19 horas e 30 min., no Museu de Artes e Ofícios, Praça Rui Barbosa, nº600, Centro, Belo Horizonte, 31-3248-8600.

O livro aborda dois temas que traduzem um retrato contemporâneo do Brasil: a paixão pelo futebol e o uso indiscriminado do crack nas praças, ruas e becos das cidades brasileiras. Temas tão distintos, mas unidos pelos protagonistas do livro, ou seja, dois irmãos gêmeos, que são craques de futebol e têm o sonho de se tornarem jogadores profissionais. Porém um dos irmãos se envolve com crack, droga considerada por muitos especialistas, o mal do século XXI. A narrativa de Pereira quebra barreiras e tabus e traz esse assunto, tão urgente e atual, para o universo infantojuvenil, época em que se inicia as primeiras experiências da vida adulta, onde a vulnerabilidade é mais presente.

José Roberto levou mais dois anos estudando sobre o crack, conversou com dependentes, ex-dependentes e seus familiares e observou hábitos dos usuários nas chamadas “cracolândias” e criou para os personagens uma história original para que nenhum dos entrevistados se reconhecesse nas páginas do livro. Nas palavras da artista plástica Yara Tupynambá, que assina o texto de apresentação da obra na quarta capa do livro, ela afirma que “…Nada melhor que o futebol como tema e pretexto para o autor nos dar uma lição sobre os caminhos a serem tomados por esses jovens. José Roberto foi buscar nesse jogo, que atrai multidões, o fio condutor de sua estória, onde mistura lances dos craques do clube de futebol do bairro ao uso do crack por um dos personagens, que assim destrói sua vida… Com uma linguagem sintética, feita de frases curtas e diretas, na qual usa palavras-chave do futebol, o autor mostra os efeitos do crack aos seus leitores: a perda do jogo, a perda do afeto, a perda da vida, a destruição do corpo e da mente.”

Já a psicóloga e jornalista Zanilda Gonçalves, que assina o prefácio, diz que “…Pela via da sensibilidade solidária, José Roberto Pereira empresta seu talento para ajudar a construir outras histórias de superação”.

“O Craque/ck” é um livro não só para o público infantojuvenil, mas também para toda a família.