Ações Virtuais para Escolas

0 Comentários

02/03/2021 às 12:51

O SESI Museu de Artes e Ofícios disponibiliza para escolas e professores, ações virtuais para proporcionar aos estudantes novos olhares sobre a cultura, a história e o patrimônio.

 

O SESI Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho e das artes no Brasil. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças entre objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro, o Museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem as profissões contemporâneas.

A partir do contexto atual, em que visitas e circulação de pessoas estão restritas, foram pensadas duas ações virtuais para proporcionar aos estudantes e professores das escolas de todos os níveis, novos olhares sobre a cultura, a história e o patrimônio.

 

Visitas Virtuais Mediadas*

A primeira delas é a adaptação das visitas mediadas ao acervo do Museu, através de uma plataforma online, via Microsoft Teams, onde o visitante poderá se conectar com os mediadores do museu e participar de visitas que apresentam o rico acervo do século XVIII ao XX. Serão ofertadas duas trilhas: SESI Museu de Artes e Ofícios e Espaço Cemig de Eficiência Energética.

A Trilha SESI Museu de Artes e Ofícios vai seguir o seguinte roteiro:

  • Apresentação do SESI Museu de Artes e Ofícios;
  • Artes e Ofícios no Brasil – acervo;
  • Tropas e Tropeiros.
  • Contexto Histórico do Trabalho dos Oficiais: Comércio, Transporte, Ambulante;
  • Proteção do viajante;
  • Conhecimentos sobre relações étnicos raciais;
  • Curiosidades sobre os ofícios.

A Trilha Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética vai seguir o roteiro:

  • Apresentação do novo espaço;
  • Conceito de Energia, Eficiência e Sustentabilidade;
  • A Energia através do tempo – Painel;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS;
  • Maquete: Onde observamos comportamentos que podem ser reforçados positivamente?
  • Equipamentos de Física.

*Enquanto permanecer a Onda Roxa de restrições no Estado de Minas Gerais, essa ação estará suspensa.

Aula de Museu Virtual

A segunda, é o Projeto Aula de Museu, que migra também para o ambiente virtual e que consiste em estender as ações educativas para além do SESI Museu de Artes e Ofícios.

Nesta iniciativa, o educativo do Museu realiza virtualmente uma conversa com as escolas no objetivo de desenvolver atividades para aproximar professores e estudantes do universo do patrimônio cultural, seja material, imaterial e ambiental, tendo objetos do acervo do Museu como disparadores de discussões, de modo a enriquecer singularmente as posteriores visitas ao Museu, que também serão realizadas pela plataforma online.

Assim, todos terão a oportunidade de conhecer o acervo do museu de uma forma inovadora e adaptada ao contexto atual.

Para informações e agendamentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail educativomao@fiemg.com.br ou pelo telefone (31)3248-8621.

Aproveite essa oportunidade e leve para seus alunos uma atividade diferente que vai enriquecer e proporcionar uma visão mais ampla e completa sobre aspectos da cultura e patrimônio histórico, por meio da história dos ofícios.

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

3 + 6 =