11ª Primavera dos Museus no Museu de Artes e Ofícios

0 Comentários

18/09/2017 às 14:04

 

A 11ª Primavera dos Museus começa nesta segunda, 18 de setembro, em todo o Brasil. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada de eventos, que celebra o início da primavera, visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços entre os museus e a sociedade.

A temática a ser discutida neste ano é “Museus e suas memórias”. Um dos objetivos é que museus, e demais instituições culturais participantes, possam ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com os grupos sociais presentes nos territórios nos quais estão inseridos, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção.

No SESI Museu de Artes e Ofícios a abertura do evento vai acontecer na quarta-feira, dia 20 de setembro, às 19h, com a presença de importantes nomes do cenário cultural que tiveram grande contribuição na implantação e desenvolvimento do Museu de Artes e Ofícios. São eles: Ângelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura; Célia Corsino, Superintendente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Michele Arroyo, Presidente do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

A programação também vai contar com uma visita de funcionários mais antigos da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos para que eles relembrem as memórias no espaço que anteriormente trabalharam. (Os edifícios tombados onde o Museu foi implantado eram anteriormente ocupados pelas antigas Estações Ferroviárias Central do Brasil e Rede Mineira de Viação).

O Domingo com Arte no Museu do dia 24 de setembro terá contação de histórias, com Maurício Trindade, tratando do tema da 11ª Primavera de Museus, a partir das 11hs.

E ao longo da semana o Museu vai receber grupos de escolas que além da visita mediada, vão construir a maquete do prédio, dando continuidade ao projeto “Conhecer para Cuidar”.

Para dar destaque à estação que dá nome ao evento, o Museu de Artes e Ofícios vai distribuir mudas de flores variadas, como um convite aos visitantes para manter viva a memória desta primavera.

 

11ª Primavera dos Museus – Museu de Artes e Ofícios

Programação Completa

 

20/09 (quarta-feira):  Abertura com nomes importantes do cenário cultural que tiveram grande contribuição na implantação e desenvolvimento do Museu de Artes e Ofícios.

Local: Hall

Horário: 19h

Participantes:

Secretário de Estado de Cultura de MG: Ângelo Oswaldo

Superintendente do IPHAN: Célia Corsino

Presidente do IEPHA: Michele Arroyo

 

22/09 (sexta-feira) Visita mediada com os funcionários mais antigos da CBTU que tiveram seus postos de trabalho no prédio que hoje abriga o MAO

Horário: 14h

 

24/09(domingo): Domingo com Arte no Museu com Contação de Histórias (Maurício Trindade)

Horário: 11h

 

De 19 a 22 de setembro: realização de oficinas de maquete “Conhecer para Cuidar”.

 

Mais informações: (31)3248-8603

 

 

 Museu de Artes e Ofícios

www.maosesifiemg.com.br

Praça Rui Barbosa, 600, Centro – Belo Horizonte/MG

 

Horário de Funcionamento:

Terça-feira: De 9h às 21h

Quarta a Domingo (inclusive feriados): De 9h as 17h

ENTRADA GRATUITA