segunda-feira, 20 d outubro d 2014 - Aberto de 12H00 às 21H00
19H00 - 21H00

Projeto “Tematizando os Ofícios: O Couro em Perspectiva”, no Ampliando Horizontes

0 Comentários

20/10/2014 às 19H00

O Ampliando Horizontes realiza uma edição especial, no mês de outubro, para apresentação do material produzido pelo projeto “Tematizando os Ofícios”. O trabalho foi desenvolvido pelo Museu de Artes e Ofícios em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da UFMG (Labepeh), o Centro de Formação de Professores – Cefor, da PUC/MG e a equipe da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O material consiste em uma caixa virtual que enfoca o tema “O couro em perspectiva”, e propõe uma abordagem temática da História e do acervo do MAO. Apresenta propostas de investigação de objetos, cenários e idéias, narrativas orais sobre os ofícios, sugestões de roteiros e de atividades para educadores do museu e da escola.

O evento, contará com a presença das organizadoras do projeto, Lana Mara (UEMG), Júnia Sales (UFMG) e Carla Ferreti (PUC/MG), que  apresentarão o material e responderão perguntas do público. O lançamento acontece no dia 20 de outubro, segunda-feira, às 19h00, com entrada gratuita, no MAO, localizado na Praça da Estação.

 

A parceria do MAO com as instituições de ensino surgiu em 2009, visando a investigação mais profunda das possibilidades de abordagem de temas e acervos museais e à formulação de perspectivas de aprendizagem histórica. Além de sua compreensão e investigação na visita escolar, propondo um acesso ao uso do museu pela escola de forma reflexiva e protagonista pelo professor. O Tematizando os Ofícios, propõe, ainda, a investigação da potencialidade educativa de objetos, problemas e contextos expositivos num Museu que tem o trabalho artífice e os ofícios como motes de constituição preferencial de seu acervo e de suas ações sócio-educativas

 

Ampliando Horizontes

Promovido desde 2008, o “Ampliando Horizontes” faz parte das ações do programa “Trilhas e Trilhos”, realizado pelo Setor Educativo do MAO. Esta ação, oferecida pelo Museu, propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu, patrimônio, universo do trabalho, cultura entre outros. Este projeto é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês com intuito de estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais serão convidados para realizar esta tarefa.

 

MAO

Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, do Itaú e Cemig e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU, CCR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço

 

Ampliando Horizontes com Tematizando os Ofícios: O Couro em Perspectiva

 

Data/Hora: 20 de outubro de 2014, segunda-feira, às 19h00

 

Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação, nº 600 – Entrada Gratuita

 

Serviço MAO:

 

Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte)

 

Horários de Visitação:

 

Terça e sexta-feira, de 12h às 19h

 

Quarta-feira e quinta-feira, de 12h às 21hs – sendo de 17h às 21h, com entrada gratuita

 

Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita

 

Valor da entrada: R$ 5,00, com meia entrada conforme a Lei.

 

Professores e estudantes tem entrada gratuita.

 

Assessoria de imprensa

 

Jozane Faleiro – jozane@ab.inf.br / (31) 9204.6367 / 3261.1501