terça-feira, 28 d abril d 2015 - Aberto de 12H00 às 21H00
09H00 - 17H30

1º Colóquio Internacional “Gesto Profissional”, que integra a Cátedra da UNESCO: Formação e Práticas Profissionais

0 Comentários

28/04/2015 às 09H00

O Museu de Artes e Ofícios e a Fundação Municipal de Cultura apresentam o 1º Colóquio Internacional O Gesto Profissional, um projeto da Cátedra UNESCO Formação e Práticas Profissionais, sob a direção do Conservatoire National des Arts et Métiers CNAM – Paris, com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Educação do CEFET-MG e da UFMG. O evento, primeira ação internacional da Cátedra, é apresentado no Brasil pelo projeto Ampliando Horizontes, desenvolvido pelo MAO desde 2008. As atividades ocorrem nos dias 27 e 28 de abril, segunda e terça-feira, no museu localizado na Praça da Estação, 600, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, limitada a 120 pessoas.

Programação

27 de abril, segunda-feira, às 19h – palestra de abertura com Secretário de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo.

28 de abril, terça-feira

9h00 à 9h30: Apresentação da Cátedra Unesco do Cnam “Formação e práticas profissionais”  por Jean-Marie BARBIER, Professor e Diretor da Cátedra Unesco do Cnam/Paris (filme de 15’) com Claude COHEN, encarregada da condução operacional da Cátedra Unesco e Antônio TOMASI professor do CEFET-MG “Porque criar uma Cátedra  Unesco no Cnam? As questões relativas à formação profissional no ensino superior.”

9h30-10h00: Apresentação por Yves WINKIN, Diretor do Museu Nacional das Artes e Ofícios de Paris e Diretor da cultura  científica e técnica no Cnam (em tele conferência à partir do Cnam em Paris, sala 17.1.20) “O Museu das Artes e Ofícios – 220 anos após a sua criação: entre tradição e conservação dos objetos e modernidade: as abordagens da gestualidade e do gesto profissional.”

10h – Conferência: “Os Gestos Profissionais” com Mme. Anne JORRO, diretora do Centre de Recherche et Formation – CRF      (Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM/Paris)

14h às 17h30– Painel: “O Gesto Profissional no contexto de Formação e Práticas Profissionais” com os seguintes convidados: Dudude Hermann – Bailarina e coreógrafa, Profª. Ana Maria e José Alberto Nemer- artista plástico.