Projetar-se rumo ao futuro, refletindo sobre o universo do trabalho em nosso país, a partir de um acervo de grande importância histórica e cultural, este é o principal desafio do programa educativo do Museu de Artes e Ofícios. Desenvolvido para atender públicos de diferentes gerações, vinculados ou não a instituições escolares, o programa é implementado por uma equipe especialmente preparada, capaz de atender às singularidades de cada grupo.

O fundamento da ação educativa do Museu de Artes e Ofícios é a mediação entre o acervo do MAO e o público que o visita.

A mediação provoca uma relação prazerosa com o espaço cultural, favorecendo a formação de pessoas sensíveis quanto a relevância dos objetos e conscientes da importância do trabalho para a construção de um mundo mais digno e respeitoso.

No percurso pelo Museu são oferecidas ao visitante diversas trilhas, que agrupam peças de vários ofícios em temáticas comuns, propiciando com isso múltiplas formas de aproximação do público com a riqueza e a diversidade do acervo. A partir do conhecimento prévio, da demanda de cada grupo e de uma avaliação de suas expectativas é possível abordar temas relacionados com as trilhas, proporcionando o conhecimento, o reconhecimento e a descoberta de novas informações e emoções. Assim pretende-se promover a verdadeira apropriação deste espaço que guarda parte da memória do trabalho no Brasil.


 

Trilha da Mineração

Procura, fura, bateia, bate, derrete, forma, molda, usa… Percorra o caminho das minas e se encante com um mundo de descobertas que outrora preencheram, com sonhos e expectativas, os corações de grandes homens. Nesta trilha seguiremos os passos da lida sofrida típica das regiões de extração de minérios e metais preciosos, riquezas tão profusas que ainda hoje representam um importante pilar econômico das Minas Gerais. Encontraremos em nossa jornada as origens dos valores e costumes tradicionais do povo mineiro.

Disciplinas que podem ser exploradas: Arte, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa.

Ofícios da Mineração - Foto Fátima DiasOfícios da Mineração - Foto Fátima DiasOfícios da Mineração - Foto Daniel Mansur


 

Trilha Afro-brasileira

Qual é a importância do trabalho e da cultura negra para o desenvolvimento da sociedade brasileira? Que contribuições intelectuais e culturais, relacionadas ao saber fazer dos negros foram demandadas e incorporadas pela sociedade pré-industrial brasileira? Nesta trilha, longe de se almejar o esgotamento destas questões, pretende-se enfatizar os diversos ofícios que se estabeleceram no período em questão, e que cuja mão de obra era predominantemente negra, escravizada ou não, delineando-se um panorama sobre sua centralidade no mundo do trabalho, suas técnicas aprimoradas por anos de experiência e prática, ressaltando as contribuições que ultrapassam a ideia da força bruta e do vigor físico.

Disciplinas que podem ser exploradas: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Arte.

Balança - Foto Daniel MansurOfícios da Mineração - Foto Fátima DiasOfícios da Terra - Foto Daniel Mansur


 

Trilha da História do Trabalho

Outra possibilidade é conhecer os Trilhos da História do Trabalho, percurso com duração aproximada de duas horas, no qual os ofícios que compõem o acervo do Museu são apresentados.

É importante considerar que o MAO conta com informações complementares em equipamentos multimídia e backlights. Ou seja, cabe ao educador propor o percurso que mais lhe interessa, assegurando-se de que outros encontros serão necessários para descobrir novas surpresas e encantos deste espaço, pois cada visita ao Museu guarda grandes novidades.

Visita Galeria A Foto Fátima DiasOfícios da Transformação dos Alimentos _ Foto Miguel Aun


 

Trilha Pequenos Caminhos

Museu também é lugar de brincar, cantar e ouvir histórias? No Museu de Artes e Ofício, sim!

É brincando que as crianças aprendem a se relacionar com elas mesmas, com o outro e com o mundo que as cerca.

A  Trilha “Pequenos Caminhos” propõe de forma dialógica, lúdica e divertida, a descoberta do universo das profissões desde os tempos da vovó.

Pequenos Caminhos 2pequenas trilhas 4Pequenos Caminhos 4Pequenos Caminhos


 

Trilha Mulheres e Ofícios

O trabalho enobrece o homem. Mas… E a mulher?

Há muito tempo a relação “Mulheres e Ofícios” é marcada pela invisibilidade e desvalorização. Esta trilha pretende investigar as identidades da mulher no mundo do trabalho, suas realizações, seus ‘gestos’, sua inserção no contexto social e os estigmas que permeiam a sociedade atual. Almeja-se perceber os costumes e outros traços culturais que ampliam o debate sobre gênero, trabalho e cidadania.

Cidadania da Mulher CONDIME.M. Israel Pinheiro MulheresMulheres 1