MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS RECEBE ABERTURA DA JORNADA MINEIRA DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS

0 Comentários

13/09/2018 às 10:21

Ação integra programação da 12ª Primavera dos Museus

Mais que espaços de visitação e observação, os museus têm um grande potencial interativo, educativo e social. Para celebrar e ampliar cada vez mais essas características, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) trouxe a educação como temática central da 12ª Primavera dos Museus – “Celebrar a Educação em Museus”. Em Belo Horizonte, 12 instituições culturais se uniram para criar a Jornada Mineira de Educação em Museus, que vai oferecer encontros, debates, formação e trocas de experiências, nos dias 19, 20 e 21/09.

Com programação gratuita, a Jornada tem como público-alvo professores, estudantes, profissionais que atuam em museus e espaços culturais, além de público interessado em educação e cultura.

O Museu de Artes e Ofícios foi o espaço escolhido para receber a abertura da Jornada. A programação tem início dia 19/09 (quarta-feira), às 19h com uma mesa composta por convidados do poder público nas áreas da educação, cultura e museus para apresentação do caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), conteúdo lançado em junho deste ano pelo IBRAM. Na oportunidade, o público poderá assistir à performance artística “(Re)partir” dos bailarinos Celson Rafael e Renato Augusto, do SESI. Ela será apresentada também no sábado, às 14h.

A performance remete ao partir, separar, mas também evoca o reencontrar. A proposta coreográfica traz a estação de trem como inspiração, por meio de sua conexão com as pessoas e suas memórias. O ir e vir que carrega múltiplas histórias, repletas de folhas secas de outono e flores primaveris, em um ciclo interminável.

No dia 20/09 (quinta-feira), o Espaço do Conhecimento UFMG recebe o público interessado em trocar experiências sobre práticas educativas em museus, com apresentações dinâmicas de 10 cases de museus de Belo Horizonte, entre 14h e 18h. As apresentações duram 15 min e resgatam ações realizadas pelos Museus de Artes e Ofícios, Museu Brasileiro do Futebol, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Museu Casa Kubitschek, Casa Fiat de Cultura, Memorial Minas Gerais Vale, Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Inhotim. A mediação das apresentações será conduzida pela Gerente de Educação do Inhotim, Yara Castanheira.

No mesmo dia, a partir das 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a mesa redonda “Celebrando a educação em museus”, que conta com a participação de Yára Mattos, professora adjunta do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Jezulino Lúcio Mendes Braga, professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Encerrando a programação, no dia 21/09 (sexta-feira), entre 9h e 12h, o prédio anexo da Biblioteca Pública Estadual, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau recebem rodas de conversa sobre “Relação museus e escola”, com a proposta de estimular a reflexão sobre as ações educativas, promovendo diálogos para a construção de novos e possíveis caminhos dentro do tema. Para participar da atividade, é necessário se inscrever pelo formulário – https://goo.gl/forms/em7HmQR0hJJMHHEm2 – as vagas são limitadas.  No período da tarde, a conversa segue no MM Gerdau, dessa vez para debater alguns eixos temáticos da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Entre 14h30 e 15h30, o professor da UFMG e ex-coordenador de pesquisa do Museu Abílio Barreto, Luiz Henrique Assis Garcia, media o bate-papo sobre “Relação com a comunidade, redes e parceiras”. De 16h às 17h30, o tema “Formação, qualificação e profissionalização” terá mediação de Letícia Julião, atual coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG.

 

A Jornada Mineira de Educação em Museus tem o apoio do Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Museu Brasileiro do Futebol – MBF, e integra uma agenda de eventos que compõe a 12ª Primavera dos Museus. Além da programação principal, traz uma programação associada dos museus parceiros, que pode ser conferida na programação da 12ª Primavera dos Museus (http://www.museus.gov.br/) e nos respectivos sites dos parceiros.

 

Parceiros

Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Circuito Liberdade/IEPHA, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Brasileiro do Futebol – MBF, Museu Casa Kubitschek, Museu de Artes e Ofícios, Museu de Ciências Naturais PUC Minas, Museu de História Natural e Jardim Botânico UFMG e RIMC (Rede Informal de Museus e Centros Culturais).