Exposição Ofícios da Animação

0 Comentários

14/09/2017 às 16:48

Com a curadoria de Daniel Herthel e Letícia Weiduschadt, a exposição “Ofícios da Animação” usa a sala da antiga loja do Museu de Artes e Ofícios para falar deste ofício a partir dos processos criativos de animadores

Não tendo origem fora do próprio fazer, o cinema de animação não distingue o processo criativo do técnico. Suas origens experimentais são tão ou mais antigas quanto a história do próprio cinema e sua presença é marcante nas novas mídias e mercados digitais.

O MAO preserva e divulga a memória do trabalho por meio dos diversos instrumentos de seu acervo e este método de elucidar ofícios se mostrou uma forma muito pertinente de abordar o universo audiovisual, ainda mais quando o tema é animação.

A Exposição está disponível até 29 de outubro

 

Daniel Herthel é formado em escultura pela escola de Belas Artes da UFMG e atuou em diversas áreas artísticas das mais variadas formas: Com desenho, escultura e fotografia participou de exposições e bolsas artísticas como o Rumos, do Itaú Cultural, a importante Bolsa Pampulha, do MAP e do programa Artist Links, do Conselho Britânico em Londres. Na TV participou de produções de animação e teatro de bonecos como As Metas do Milênio para a TV Futura, São João do Nordeste para a Globo Nordeste e do Programa infantil Dango Balango da TV Cultura. No cinema, trabalhou de contrarregra a diretor de arte sendo co-autor das premiadas animações Casa de Máquinas, O Caminhos das Gaivotas e O Quebra Cabeças de Tarik. Entre todas estas atividades encontrou no fazer manual e na marcenaria um ponto em comum. Atualmente gerencia a Oficina Herthel, um espaço de criação e ensino sobre o fazer manual.

Letícia Weiduschadt  possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é doutoranda em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora na Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard. Participou desde 2006 de diversas exposições no Brasil (Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul) e no exterior (Áustria, Espanha, México e Portugal). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em fotografia, crítica e teoria da arte, atuando principalmente nos seguintes temas:  processos criativos, arte contemporânea e história das imagens.

 

 

Museu de Artes e Ofícios

Praça Rui Barbosa, 600, Centro – Belo Horizonte/MG

Horário de Funcionamento:

Terça-feira: De 9h às 21h

Quarta a Domingo: De 9h as 17h

ENTRADA GRATUITA

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

36 + = 43