Exposição: “CADEIRAS CONTAM HISTORIAS – Do Design da Marcenaria Portuguesa à Produção Industrial Brasileira”.

0 Comentários

26/05/2017 às 15:26

O Museu de Artes e Ofícios- MAO recebe a partir de 25 de maio a exposição “Cadeiras contam histórias — da marcenaria portuguesa à produção industrial brasileira”. A mostra  narra a trajetória do móvel desde a chegada dos portugueses ao Brasil até os bancos escolares, passando pelos produtos industrializados e o design modernista e contemporâneo.

São mais de 120 cadeiras do acervo do Museu da Cadeira Brasileira-MuC e de diversos colecionadores, que se conectam com a proposta do Museu de Artes e Ofícios, ao relacionar esses objetos ao “saber fazer” inerente aos ofícios, possibilitando o  entendimento dos processos e da materialidade do passado, essenciais para o surgimento das tecnologias e sistemas de inovação atuais.

 

É possível identificar nas cadeiras expostas o emprego e a diversidade de materiais,  as formas de utilização – doméstica ou para o trabalho, os métodos e técnicas construtivas, características estéticas e artísticas, dentre outras.

 

A exposição fica disponível até o dia 31 de julho de 2017, no Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte), seguindo o horário de funcionamento do Museu e com ENTRADA GRATUITA.

 

 

Ficha Técnica

 

Curador | João Caixeta

Acervo: MuC – Museu da Cadeira Brasileira | Acervos Institucionais e de Particulares

Consultoria: Fabiano Lopes de Paula | José Alberto Nemer

Assistente de curadoria: João Uchôa

Produção: Adriana Dornas | Cynthia Bernis

Expografia: João Uchôa | Isabela Braz

Design: Exoptico



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

− 3 = 2