16ª Semana de Museus no MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

0 Comentários

08/05/2018 às 14:15

A Semana de Museus, evento anual que já faz parte do calendário oficial dos museus brasileiros, entra em sua 16ª edição e vai tratar do impacto da conectividade digital nos espaços museais. O tema proposto pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus este ano foi: “Museus hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”.

O SESI Museu de Artes e Ofícios em uma parceria com o SENAI Laboratório Aberto desenvolveu uma programação que vai promover o intercâmbio entre o Museu e o espaço maker, levando os visitantes a refletir sobre o tema da hiperconectividade, da tecnologia e a relação do universo dos ofícios com o movimento maker.

Durante a Semana de 15 a 20 de maio o Museu vai receber exposições, oficinas, painel temático e uma oficina de Brinquedos Maker para as crianças. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são feitas pelo site do museu: www.maosesifiemg.com.br

Ao longo da Semana de Museus o MAO também vai se conectar com o Museu das Minas e do Metal – MMGerdau, através da Hashtag #acervoshiperconectados. Será uma experiência de interatividade online entre as instituições que vai possibilitar a conexão de mediação do acervo dos dois museus, relacionando-os e ampliando suas discussões a partir de pontos que dialogam entre si.

A programação completa do Museu de Artes e Ofícios segue abaixo:

 

EXPOSIÇÕES HIPERCONECTADAS (15/05/2018 a 20/05/2018 – 09h às 17h)

Tendo como pano de fundo o acervo do SESI Museu de Artes e Ofícios e as possibilidades de um Espaço Maker como o Laboratório aberto do SENAI, pretende-se provocar os visitantes a pensarem nas formas de conexão que o Museu proporciona ao público, bem como compreender as transformações do universo do trabalho ao longo do tempo, na medida em que o mundo se torna cada vez mais tecnológico.

Presente-Futuro é logo ali: O Espaço Maker e o MAO
Local: Antiga loja do Museu de Artes e Ofícios

Passado-Presente é logo ali: O MAO no Espaço Maker
Local: Laboratório Aberto (Rua Sete, 484 – Horto Florestal)

 

VISITAS TEMÁTICAS (15/05/2018 a 19/05/2018 – Mediante agendamento)

Apresentação de diversos ofícios selecionados onde podemos relacionar facilmente o conceito Maker com o conceito do “saber-fazer” dos ofícios.

 

PAINEL TEMÁTICOTecnologias atravessadas: espaços e públicos hiperconectados (15/05/2018 – 19h às 21h)

Laboratório Aberto – SENAI: Processos de fabricação digital: Exposição do que é um Espaço Maker /Fab Lab e dos novos processos de fabricação digital e tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Felipe Hoffman (Espaço Comum Luiz estrela): A experiência do Espaço Comum Luiz Estrela e suas conexões com o público frequentador.

 Inscreva-se aqui

OFICINA – “Espaço, sensores e interatividade via som e luz” (15/05/2018 – 09h às 16h)

A oficina explora a versatilidade e simplicidade do arduino como princípio da programação básica para a criação de ambientes interativos capazes de gerar interface de experiência entre usuários e acervos museológicos.

Parte 1 – Introdução aos conceitos de programação e eletrônica

Parte 2 – Desenvolvimento de sistemas integrados e programação embarcada para ativação de aparatos sonoros e de luz de maneira interativa (sensores).

Público-alvo: Pessoas interessada em aplicar o conhecimento da programação embarcada para criação de espaços expositivos interativos.

Número de vagas: 10

Pré-requisitos: o participante deverá levar notebook próprio.

 Inscreva-se aqui

OFICINA – “Novas tecnologias de fabricação digital para criação de produtos ”(16/05/2018 e 17/05/2018 – 09h às 12h)

As tecnologias de fabricação digital permitem a criação de novos produtos e serviços. Os museus podem, a partir desse domínio, pensar e criar novos produtos “espelhos de acervo”, tanto para souvenir como para a realização de atividades educativas.

Parte 1 – Introdução e desenvolvimento de habilidades para criação e desenho 3D.

Parte 2- Aplicação dos desenhos desenvolvidos na parte 1 ( ou ao menos 1 dos projetos) ao software e funcionamento da impressora 3D (Makerbot).

Público-alvo: pessoas interessadas em conhecer as etapas e processos da fabricação em impressão 3D.

Número de vagas: 10 vagas
Pré-requisitos: o participante deverá levar notebook próprio para instalação dos softwares livres utilizados.

 Inscreva-se aqui

OFICINA – Educadores Google (19/05/2018 – 9h às 12h)

A oficina tem como objetivo estimular o uso de tecnologias digitais e colaborativas para auxiliar o professor no processo de mediação da aprendizagem

Público-alvo: educadores e interessados

 Inscreva-se aqui

DOMINGO COM ARTE – BRINQUEDOS MAKER

(20/05/2018 – 10h às 12h)

Público: a partir de 7 anos

Número de vagas: 20 vagas

 Inscreva-se aqui

 

Todas as atividades são GRATUITAS.

No caso da participação em mais de uma atividade, deve ser feita inscrição para cada uma delas.

*Não é necessário inscrição para visitar as Exposições Hiperconectadas.

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

7 + 3 =