header-olhares-do-patrimonio

O projeto “Olhares do patrimônio: a valorização e preservação do patrimônio cultural através da fotografia”, premiado em dezembro de 2015 no “6º Prêmio Ibero-americano de Educação em Museus”, proposto pelo IBERMUSEUS, tem como objetivo principal explorar a fotografia como ponte entre o indivíduo e o meio que o envolve, condensando seu potencial como expressão visual e artística, e como registro da memória e do tempo, configurando-se como um mecanismo excepcional de interação entre os alunos, a escola, o Museu de Artes e Ofícios, a sociedade e seu patrimônio cultural.

Tendo como disparador fundamental uma visita mediada temática ao acervo do Museu de Artes e Ofícios – MAO, este projeto pretende oportunizar a descoberta do universo do patrimônio cultural, estimulando a valorização e proteção de bens materiais e imateriais de valor significativo para o público alvo – alunos da rede pública e privada de Belo Horizonte e região metropolitana, que estejam cursando o 3º ciclo do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, a EJA e o Ensino Superior.

Buscando registros feitos através de fotografias com o celular, esta iniciativa almeja reunir múltiplos olhares a respeito do tema patrimônio e do trabalho e seus saberes, como forma de valorização do patrimônio cultural, da história e da memória.

A culminância do projeto se realizará na forma de uma exposição no Museu de Artes e Ofícios. A exposição, sob curadoria do Núcleo de Ações Educativas do Museu de Artes e Ofícios será aberta ao público e contará com seleção das 50 melhores fotografias enviadas pelos alunos.

Para saber mais detalhes e como participar com seus alunos, leia o Regulamento de Participação completo.

 


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O preenchimento de todos os campos abaixo é obrigatório.

Nome:

 

Idade:

 

Email (próprio ou do responsável legal ou do professor):

 

Telefone de contato:

 

Nome do responsável legal (em caso de menor de 18 anos):

 

Escola:

 

Série:

 

Data da visita:

 

Nome do professor responsável:

 

Foto:

(limite do tamanho do arquivo 10Mb)

 

Descrição da fotografia ou observações:

 

Declaro que li e aceito os termos do Regulamento de Participação.

 

 

 

obs.: Para inscrever mais de uma foto, basta preencher novamente o formulário.